Além de conselhos sobre como aproveitar ao máximo o espaço, manter a desordem afastada e aqueles toques finais essenciais de acordo com especialistas em design, os designs de cozinhas escandinavas serão tão procurados quanto sempre em 2024.
À medida que nos aproximamos de 2024, as tendências de design de cozinhas escandinavas estão passando por uma transformação notável, abraçando o conceito emergente do “Novo Nórdico”. Este movimento representa uma evolução do minimalismo clássico, injetando uma dose de personalidade e textura nos espaços. Com a promessa de combinar funcionalidade com elementos acolhedores e personalizados, as tendências de design de cozinhas escandinavas para 2024 prometem renovar essa estética tradicional, tornando cada cozinha um reflexo único dos gostos e estilos de vida de seus proprietários.
Chris Dance, designer chefe e diretor na InHouse Inspired Room Design, acredita que o estilo Scandi continua popular porque proporciona um conforto vindo do mundo exterior: “Os invernos nórdicos são escuros, então as cozinhas inspiradas na Escandinávia são um contraste acolhedor para dias sombrios. Elas são minimalistas com um toque aquecedor, então o detalhe é essencial para garantir que o espaço não pareça estéril ou frio.”
E esses detalhes estão se tornando cada vez mais importantes, de acordo com Marketa Rypacek, diretora gerente na Industville Ltd. Ela acredita que o caráter agora tem uma grande influência no design inspirado em Scandi. Ela chama essa tendência de ‘Novo Nórdico’ – e veremos muito mais disso em 2024.
“Embora a simplicidade e o minimalismo sejam essenciais nas cozinhas e interiores escandinavos, isso não deve ser confundido com a criação de um ambiente estéril, como um laboratório. O caráter é extremamente importante agora, e a melhor maneira de introduzir isso em um espaço é por meio de texturas. As texturas vêm em todas as formas e tamanhos, desde luminárias industriais pendentes até móveis de madeira e metálicos, como banquetas retrô.”
Os puristas podem levantar uma sobrancelha, mas Marketa também acredita que as cozinhas Scandi estão evoluindo para refletir as paixões de seus proprietários: “Não esqueça as coisas pessoais. Seja pendurando uma caneca de café da manhã ou utensílios na parede, ou simplesmente organizando uma seleção de fotos favoritas da família em uma superfície de trabalho, adicionar esses toques realçará o charme nórdico.”
Materiais naturais
Acerte nos fundamentos e você já estará na metade do caminho. “Escolher materiais naturais como pedra para a bancada da sua cozinha ajudará a criar uma energia relaxante e aterrada”, diz Andy Briggs, designer de interiores na Optiplan Kitchens.
Para os detalhes, elementos naturais como madeira, rattan e tecido trançado adicionarão profundidade e impedirão que o espaço pareça sem vida – “contraste isso com toques de preto ou bronze em pequenos detalhes como puxadores de porta ou fruteiras”, diz o designer de interiores, Rudolph Diesel.
A designer de interiores Sarah Jane Nielsen prefere madeiras mais claras como faia, freixo e carvalho europeu. “Todas nativas das florestas escandinavas e, portanto, amplamente disponíveis e relativamente baratas, usadas em móveis e outros acabamentos, o grão nessas madeiras mais claras realmente ajuda a criar aquele típico visual Scandi em uma cozinha.”
No entanto, Lee Trethewey, especialista em interiores da Sustainable Furniture, nos lembra que o metal também é um elemento importante do design Scandi: “Metais coloridos são frequentemente vistos em cozinhas Scandi, torneiras de metal preto fosco, pernas de cadeira de metal preto ou luminárias pendentes de metal branco, por exemplo. Muitas vezes há apenas um metal colorido envolvido, e em muitos casos, isso é usado como a única cor de contraste no design.”
Combinações de cores dramáticas
Uma mudança significativa neste ano é em direção a uma paleta de cores mais escura e dramática, afirma Tom Rutt, fundador da TR Studio: “Muitas pessoas, quando imaginam o estilo Scandi, pensam em uma gama de neutros como branco e cinza, mas na verdade, muitos tons escuros de carvão e azuis profundos estão sendo utilizados.
Além disso, o estilo Scandi frequentemente mistura acabamentos, então não tenha medo de combinar grandes eletrodomésticos de aço inoxidável com detalhes sutis em bronze, mármore elegante e iluminação de meados do século; todos esses elementos trabalham harmoniosamente em um estilo Scandi moderno.”
Se você ainda prefere uma abordagem discreta, existem várias maneiras de adicionar calor à sua casa com a combinação de cores neutras, materiais naturais e um toque de cor, diz Lotte Fynboe, fundadora da OYOY Living Design: “Combine armários e móveis de madeira com tons terrosos e cores e texturas rústicas inspiradas na paisagem terrestre – isso cria um design atemporal que não se torna obsoleto. Acessórios e utensílios de mesa, como nossa série Yuka de utensílios em tons ricos de marrom, amarelo quente, rosa e off-white, são acolhedores e contribuem para o aquecimento do ambiente, criando um cenário elevado e nutritivo.”
Gareth Coxall, diretor criativo da empresa de têxteis e persianas Terrys, recomenda uma paleta suavemente rosada: “Para uma interpretação moderna dos interiores inspirados na Escandinávia, combine rosas delicados com tons neutros de bege e off-white. Mantenha os neutros na estrutura da sua cozinha, e então incorpore toques de rosa pastel através de pintura, eletrodomésticos e acessórios decorativos para realmente acertar na tendência.”
Ou, opte por um contraste dramático, diz Rudolph Diesel: “Para acertar o equilíbrio perfeito entre minimalista elegante e materiais naturais, fique com uma paleta de cores simples – a moderação é a chave. Pinte as paredes em tons neutros claros, como branco, cinza claro ou azul muito pálido, para promover uma sensação de calma – você pode então contrastar isso com tons profundos de azul marinho ou verde floresta em seus armários ou superfícies de trabalho.”
Bela biofilia
O design biofílico, inspirado na natureza, tem sido observado em interiores domésticos nos últimos 20 anos, mas suas origens orgânicas podem ser encontradas na Escandinávia. “Sinônimo de materiais sustentáveis e animado por abundante luz natural, o design escandinavo continua a incorporar a exuberante folhagem verde das plantas de casa como características de design integradas”, diz Scott Thomas, diretor gerente da empresa de utilidades domésticas Ivyline.
Tendo em mente que as cozinhas Scandi devem ser livres de desordem, William Durrant, proprietário da Herringbone Kitchens, adora a ideia de prateleiras flutuantes para exibir plantas: “Elas podem ser colocadas acima da pia ou talvez em um nicho, e são bonitas, funcionais e adicionam personalidade. Essas prateleiras abrem a cozinha e criam uma agradável sensação de espaço, especialmente se você tem unidades altas ou armários superiores.”
Foco em mobiliário
Inspirada na natureza e caracterizada pela simplicidade e funcionalidade, a base do visual Scandi começa com apenas alguns móveis bem escolhidos. Assim, você pode gostar de investir em um item de destaque, como uma cadeira Wishbone de Hans Wegner (experimente na The Conran Shop).
Criar um ponto focal com móveis para ancorar um esquema influenciado pelo estilo Scandi é uma tática clássica, diz Nick Atkin, co-fundador da empresa de móveis e artigos para casa Atkin & Thyme.
Ele sugere optar por uma mesa de jantar com linhas limpas, feita de madeira clara ou lavada com cal: “Acesseie de maneira simples e prática, e escolha um lustre com lâmpada exposta para completar o visual.”
Tenha em mente o quadro geral. Como regra, madeiras mais claras combinam bem com têxteis mais quentes e texturas ricas, enquanto madeiras mais escuras ficam melhores ao lado de tons mais frios.
Boas-vindas calorosas
As casas escandinavas são conhecidas por serem acolhedoras e sociais, com suas cozinhas sendo tão convidativas para um bate-papo quanto a sala de estar.
“Este ano, reproduza isso enchendo sua cozinha de opções de assentos relaxados que convidem seus convidados a relaxar com você enquanto cozinha – isso pode ser banquetas ao redor de ilhas ou, se você tiver espaço, assentos de banqueta”, diz Rudolf. “Esta opção de assento aconchegante está se tornando muito popular e é ótima para preencher aqueles espaços estranhos na sua cozinha, além disso, você pode acessorizar uma banqueta com mantas de pele de ovelha e almofadas bordadas para um toque de hygge.”
Deixe entrar a luz
As luminárias pendentes, agora encontradas sobre tantos balcões de café da manhã e mesas de jantar, tiveram sua origem na Escandinávia, aponta Sarah Jane Nielsen, e não mostram sinais de sair de moda em 2023.
“Com os invernos escandinavos notoriamente escuros e sombrios, uma cozinha inspirada no nórdico precisa ter luz abundante, então as luminárias pendentes são perfeitas para serem colocadas sobre áreas de jantar ou ilhas para lançar um brilho quente e aconchegante”, concorda Rudolf Diesel, que acrescenta que o estilo escandinavo é todo sobre linhas simples e limpas, maximizando a luz.
Ele ainda prefere os clássicos azulejos brancos de alto brilho para clarear o espaço e refletir a luz natural pelo ambiente: “Eu recomendaria adicionar um toque sutil de estilo usando azulejos retangulares finos em um padrão espinha de peixe. O rejunte colorido está em alta para 2023, mas com esta aparência, use rejunte branco para evitar que o design fique muito carregado.”
Tecidos que transmitem bem-estar
Seja um tapete colorido no piso de madeira, guardanapos de linho suavemente desbotados ou capas de almofada de tricô confortáveis com padrões nórdicos tradicionais, os têxteis estão cada vez mais importantes em cozinhas com influência escandinava.
“Usar têxteis traz calor e uma natureza tátil para um esquema”, diz Sarah. “Eu também adoro trazê-los porque refletem algo do patrimônio dos países escandinavos, onde algodão e linhos produzidos localmente, por exemplo, estão amplamente disponíveis de artesãos e indústrias caseiras.”
Quando se trata de tecidos em uma cozinha escandinava, não esqueça os tratamentos de janela, diz Gareth Coxall: “Você pode realmente adicionar uma camada extra com tecidos de qualidade luxuosa. Eu recomendaria escolher cortinas romanas em linhos neutros.”
Mantenha-se aterrado
As cozinhas escandinavas são caracterizadas por pisos de madeira – “é confortável para os pés e complementa a decoração simplista”, diz Sarah Jane Nielsen, que também sugere sisal ou azulejos como uma alternativa prática. “E, claro, há o uso típico de tapetes – geralmente de tecido trançado ou lã – para adicionar cor e padrão e valorizar o esquema.”
Carolina Hansson, chefe de design na Luxury Flooring & Furnishings, acredita que a filosofia de “menos é mais” ainda se mantém com pisos em cozinhas inspiradas no estilo Scandi. “Com muitos elementos naturais incorporados a essa tendência de design, o piso de madeira ainda é o mais adequado para o design Scandi”, diz ela. “Pisos de madeira engenheirada em tons quentes de carvalho, como o Carvalho Magnólia Elgin, são práticos e bons para manter o ambiente claro e arejado. Se você tem um espaço pequeno, ele cria a ilusão de volume, fazendo com que o ambiente pareça maior.”
O estilo original de piso de tábuas retas continua sendo uma ótima escolha, ela acrescenta, porque alonga o ambiente e permite que os nós naturais da madeira se destaquem, criando uma sensação natural sem distrair o olhar. No entanto, Tom Rutt nos lembra que um visual clássico Scandi é o padrão “espinha de peixe” para pisos de madeira: “Em uma cozinha maior, especialmente, isso realmente adicionará riqueza ao seu espaço. Em cozinhas menores, pode parecer um pouco excessivo.”
Caráter sem desordem
Conseguir um estilo nórdico sem esforço na cozinha pode ser complicado. O cômodo mais movimentado da casa muitas vezes pode acabar mais como uma mistura caótica do que como o simples chic escandinavo.
Cada escolha de design em uma cozinha escandinava deve ser intencional, então você realmente precisa pensar em armazenamento, diz Chris Dance: “Você precisa de uma despensa ou um armário de mantimentos? Ou talvez um suporte de parede para manter especiarias, ervas, utensílios e outros itens menores à mão?”
O estilo nórdico é todo sobre simplicidade, então balcões desordenados estragam a aparência. “Armários do chão ao teto se tornaram uma maneira brilhante de esconder itens como micro-ondas, máquinas de café ou chaleiras”, diz Rudolf Diesel. “Se você tiver orçamento, estes podem até ser especialmente projetados para ter prateleiras deslizantes, armazenamento de especiarias ou bancadas ocultas.”
Obviamente, você vai querer manter certos ingredientes e utensílios de cozinha à mão. “Coloque-os em potes de armazenamento de vidro combinando ou em potes de cerâmica”, é a dica de Rudolf. “Os potes de vidro ajudarão a refletir a luz e abrir o seu espaço, enquanto os potes de cerâmica são uma opção sem complicações que adicionarão uma linda textura natural e acompanharão a tendência orgânica de 2023.”
Aqueles pequenos toques
Para os retoques finais, Chris Dance prefere a iluminação ambiente: “iluminação suave sob as prateleiras para iluminar as noites escuras de inverno e trazer um acento de bom gosto à sua iluminação principal”, para ajudar a criar a atmosfera certa.
Rudolf Nielsen adora adicionar velas simples ou pequenas lâmpadas colocadas estrategicamente em prateleiras para “garantir que cada canto da sua cozinha esteja bem iluminado, mas aconchegante.”
Sarah Jane Nielsen gosta de usar o aroma para adicionar atmosfera sensorial. “Nós gostamos especialmente de marcas como a linha de pinho Mint Velvet e a Zara Home, que tem um aroma fresco encantador, Absolute Linen”, diz ela. “Para um aroma de sala escandinava autêntica, nos meses de inverno, procure aromas acolhedores inspirados em florestas, como pinho nórdico e frutas condimentadas ou fragrâncias de frutas vermelhas frescas, tão evocativas do verão.”
Olá, amantes do design! Se você está aqui, é porque, assim como nós, você entende que o design vai além da estética; é uma paixão que respiramos e vivemos diariamente. Eu sou Luciano dos Santos , fundador do Vortex Design, e estou emocionado em compartilhar um pouco sobre nossa jornada e a essência que impulsiona este blog.